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Equipe diretiva (gestão 2021-2024) |
"Unidos por um Lysímaco cada vez melhor!"
Na foto, da esquerda para direita:
Jailson da Silva Neco (diretor geral), Glaci Dziubate Solak (vice-diretora), Edilson Farias Ribeiro (vice-diretor).
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MATERIAL ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL 2019 |
MATERIAL ESCOLAR PARA 6º ANO
1 APONTADOR COM COLETOR
1 BORRACHA
1 CADERNO DE DESENHO GRANDE SEM MARGEM
5 CADERNOS DE LINGUAGEM 90 FLS BROCHURA CAPA DURA
2 CADERNOS DE LINGUAGEM 48 FLS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO RELIGIOSO (OBRIGATÓRIO)
CANETAS ESFEROGRÁFICAS (1 AZUL E 1 VERMELHA)
1 COLA BRANCA OU EM BASTÃO
3 LÁPIS (2 UNIDADES 2B E UMA UNIDADE 6B)
1 PINCEL CHATO Nº 2, Nº 8 (PROF. SOLICITARÁ QUANDO NECESSÁRIO)
1 RÉGUA 30CM
1 TESOURA SEM PONTA (GRAVAR NOME)
1 JOGO DE ESQUADRO
1 TRANSFERIDOR
1 CADERNO QUADRICULADO 96 FOLHAS
1 MINIDICIONÁRIO DE INGLÊS/PORTUGUÊS - PORTUGUÊS INGLÊS - SILVA RAMOS - ATUALIZADO E REVISADO COM NOVA ORTOGRAFIA - ED. FTD
1 AGENDA OU CADERNINHO DE ANOTAÇÕES PARA RECADOS.
MATERIAL A SER ENTREGUE NA EQUIPE PEDAGÓGICA NO INÍCIO DAS AULAS
50 FOLHAS DE PAPEL SULFITE 75 G (ARTE)
1 PACOTE DE PAPEL SULFITE (A4) BRANCO 500 FLS
1 PACOTE DE PAPEL SULFITE COLORIDO 200 FOLHAS
1 BLOCO CRIATIVO (ESPESSURA CARTOLINA)
1 BLOCO DE CANSON A3
1 CAIXA DE TINTA GUACHÊ
MATERIAL ESCOLAR PARA 7° ANO
1 APONTADOR COM COLETOR
1 BORRACHA
1 CADERNO DE DESENHO GRANDE SEM MARGEM
5 CADERNOS DE LINGUAGEM 90 FLS BROCHURA CAPA DURA
2 CADERNOS DE LINGUAGEM 48 FLS BROCHURA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO RELIGIOSO (OBRIGATÓRIO)
CANETAS ESFEROGRÁFICAS (1 AZUL E 1 VERMELHA)
COLA BRANCA OU EM BASTÃO
COMPASSO SIMPLES
LÁPIS (2 UNIDADES 2B E UMA UNIDADE 6B)
PINCEL CHATO N° 2, N° 8 (PROF. SOLICITARÁ QUANDO NECESSÁRIO)
RÉGUA 30 CM
TESOURA SEM PONTA (GRAVAR O NOME)
1 JOGO DE ESQUADROS
TRANSFERIDOR1
CADERNO QUADRICULADO 96 FLS
1 MINIDICIONÁRIO DE INGLÊS/PORTUGUÊS - PORTUGUÊS/INGLÊS - SILVA RAMOS - ATUALIZADO E REVISADO COM NOVA ORTOGRAFIA - ED. FTD
1 AGENDA OU CADERNO DE ANOTAÇÕES PARA RECADO
MATERIAL A SER ENTREGUE NA EQUIPE PEDAGÓGICA NO INÍCIO DAS AULAS
50 FOLHAS DE PAPEL SULFITE 75 G (ARTE)
1 PACOTE DE PAPEL SULFITE (A4) BRANCO 500 FOLHAS
1 PACOTE DE PAPEL SULFITE COLORIDO 200 FOLHAS
1 BLOCO CRIATIVO (ESPESSURA CARTOLINA)
1 CAIXA DE TINTA GUACHÊ
MATERIAL ESCOLAR PARA 8° ANO
APONTADOR COM COLETOR
1 BORRACHA
CADERNO DE DESENHO GRANDE SEM MARGEM
1 CADERNO UNIVERSITÁRIO
CANETAS ESFEROGRÁFICAS (1 AZUL E 1 VERMELHA)
COLA BRANCA OU EM BASTÃO
COMPASSO SIMPLES
LÁPIS ( 2 UNIDADES 2B E UMA UNIDADE 6B)
PINCEL CHATO N° 2, N° 8 (PROF. SOLICITARÁ QUANDO NECESSÁRIO)
RÉGUA 30 CM
TESOURA SEM PONTA (GRAVAR O NOME)
1 JOGO DE ESQUADROS
TRANSFERIDOR
1 CADERNO QUADRICULADO 96 FLS
MINIDICIONÁRIO DE INGLÊS/PORTUGUÊS - PORTUGUÊS/INGLÊS - SILVA RAMOS - ATUALIZADO E REVISADO COM NOVA ORTOGRAFIA - ED. FTD
MATERIAL A SER ENTREGUE NA EQUIPE PEDAGÓGICA NO INÍCIO DAS AULAS
50 FOLHAS DE PAPEL SULFITE 75 G (ARTE)
1 PACOTE DE PAPEL SULFITE (A4) BRANCO 500 FOLHAS
1 PACOTE DE PAPEL SULFITE COLORIDO 200 FOLHAS
1 BLOCO CRIATIVO (ESPESSURA CARTOLINA)
MATERIAL ESCOLAR PARA 9° ANO
APONTADOR COM COLETOR
BORRACHA
CADERNO DE DESENHO GRANDE SEM MARGEM
1 CADERNO UNIVERSITÁRIO
CANETAS ESFEROGRÁFICAS (1 AZUL E 1 VERMELHA)
COLA BRANCA OU EM BASTÃO
COMPASSO SIMPLES
LÁPIS (2 UNIDADES 2B E UMA UNIDADE 6B)
PINCEL CHATO N° 2, Nº 8 (PROF. SOLICITARÁ QUANDO NECESSÁRIO)
RÉGUA 30 CM
TESOURA SEM PONTA (GRAVAR O NOME)
1 JOGO DE ESQUADROS
TRANSFERIDOR
1 CADERNO QUADRICULADO 96 FLS
MINIDICIONÁRIO DE INGLÊS/PORTUGUÊS - PORTUGUÊS/INGLÊS - SILVA RAMOS - ATUALIZADO E REVISADO COM NOVA ORTOGRAFIA - ED FTD
MATERIAL A SER ENTREGUE NA EQUIPE PEDAGÓGICA, NO INÍCIO DAS AULAS
50 FOLHAS E PAPEL SULFITE 75 G (ARTE)
1 PACOTE DE PAPEL SULFITE (A4) BRANCO 500 FLS
1 PACOTE DE PAPEL SULFITE COLORIDO 200 FLS
1 BLOCO CRIATIVO (ESPESSURA CARTOLINA))
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MATERIAL ESCOLAR ENSINO MÉDIO 2019 |
02 cartolinas
01 caderno de 12 matérias
01 caderno de desenho
Material a ser entregue à Equipe Pedagógica
02 resmas chamex (ou similar) branco
30 folhas de papel almaço com paula
Pincel chato nº 2, nº 8
1 caixa de tinta guachê
1 bloco de papel criative
Outros materiais poderão ser solicitados pelo professor |
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INFORMATIVO 2016 |
INFORMATIVO AOS PAIS/ALUNOS – 01/2016
Assunto: Normas Pedagógicas e disciplinares Senhores Pais/ Responsáveis Segue informativo referente às normas regimentais do presente ano letivo. As mesmas tem por objetivo garantir a organização do trabalho pedagógico, a construção da auto disciplina do aluno e possibilitará aprendizagem satisfatória em todos os trimestres. QUANTO AO ASPECTO PEDAGÓGICO, O ALUNO DEVERÁ, 1.Comparecer às aulas pontualmente e uniformizado; 2. Trazer todo o material necessário às aulas do dia; 3. Prestar atenção às explicações dos conteúdos e solicitações dos professores; 4. Concentrar-se e resolver os exercícios solicitados evitando copiar dos colegas; 5. Tirar as dúvidas sobre o conteúdo. Participar da aula é fundamental para a boa aprendizagem. O aluno deve sempre buscar participação positiva, apresentando suas dúvidas, bem como esclarecendo seus pontos de vista; 6. Estudar diariamente em casa. Quando não há tarefa específica das disciplinas deve rever os conteúdos das aulas anteriores, formando assim, hábito de estudo; 7. Realizar todos os trabalhos/tarefas solicitados e entrega-los obrigatoriamente durante a aula do professor solicitante; 8. Lembrar que é sua responsabilidade, em caso de falta, verificar com os colegas quais os conteúdos ministrados e copiá-los. Buscar junto ao representante da turma informações sobre os trabalhos solicitados, bem como das datas de entrega dos mesmos e de provas marcadas; 9. Apresentar atestado médico ou o representante legal deverá comparecer à secretaria do colégio, até 48 horas após a falta, para preencher o requerimento solicitando autorização para entrega de trabalhos atrasados e segunda chamada de provas; 10. Provas de 2ª chamada e de recuperação serão ofertadas em um sábado estipulado pelo colégio, no período no qual o aluno estuda; 11. Estar ciente que a não realização de três tarefas ou a falta de material para as aulas durante o trimestre, em qualquer disciplina, será motivo para encaminhamento à Equipe Pedagógica com convocação dos responsáveis para ciência e assinatura de Termo de Compromisso; 12. Apresentar justificativa escrita sempre que faltar as aulas. Lembrar que a frequência é obrigatória e passível de encaminhamento ao Conselho Tutelar, na ocorrência de faltas frequentes.
QUANTO A DISCIPLINA, O ALUNO DEVERÁ, 1. Apresentar justificativa escrita pelos responsáveis para assistir as demais aulas quando chegar após o término da primeira aula. Quando o atraso ocorrer no início da primeira aula, o mesmo será registrado na recepção do colégio para depois encaminhamento à Coordenação Pedagógica; 2. Estar ciente que chegar atrasado para a primeira aula três vezes sem justificativa durante o mês em curso, implicará na convocação dos responsáveis legais para ciência e assinatura do Termo de Compromisso. Na reincidência o caso será encaminhado ao Conselho Escolar, Conselho Tutelar ou Ministério Público; 3. Estar ciente que atrasos após o intervalo serão tratados pela Coordenação Pedagógica para tomar as devidas providências; 4. Trazer autorização escrita do responsável, quando necessitar sair do colégio antecipadamente. Em hipótese alguma o aluno será dispensado mediante solicitação via telefone, por razões de segurança; 5. Procurar a Equipe Pedagógica para providências necessárias, quando estiver com algum problema de saúde; 6. Estar ciente que gazear aulas caracteriza encaminhamento à Equipe Pedagógica, seguido de comunicado aos responsáveis. Reincidindo no ato, os responsáveis serão convocados para ciência e assinatura de Termo de Compromisso; 7. Sair da sala, durante as aulas, somente com autorização do professor e com crachá; 8. Permanecer em sala durante o intervalo das aulas; 9. Conversar com os colegas apenas quando permitido pelo professor; 10. Utilizar somente o material didático referente às disciplinas constantes no dia; 11. Caso o professor venha a utilizar Xeros de um conteúdo, somente o aluno representante poderá sair da sala para providenciar os mesmos e durante a aula do professor solicitante, mediante crachá; 12. Estar ciente que, de acordo com a Lei Estadual nº 18.118, somente é permitido nos Estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, o uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos em sala de aula com fins pedagógicos; 13. O uso inadequado do celular durante a aula, será motivo de ficha de encaminhamento à pedagoga pelo professor. Três encaminhamentos, o mesmo será recolhido e o responsável legal do estudante, será convocado para ciência e assinatura de Termo de Compromisso; 14. Compreender que matérias como baralhos, revistas, bebidas alcoólicas, cigarros ou outros produtos perversivos, serão recolhidos e encaminhados à Equipe Pedagógica, onde se efetuarão as providências pertinentes ao caso; 15. Entender que agressão física ou verbal ao professor é desacato, conforme o artigo 331 do Código Penal é passível de registro de Boletim de Ocorrência na Delegacia Policial, pela vítima. Ao colégio cabe registro do fato e convocação dos responsáveis legais, para ciência e assinatura de Termo de Compromisso; 16. Na ocorrência de agressão física ou verbal entre alunos, quando a vítima for menos de idade, cabe aos responsáveis legais registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia Policial. Ao colégio cabe convocar os responsáveis legais do estudante, autor da agressão, para dar ciência do fato, orientação e assinatura de Termo de Compromisso.
DISPOSITIVO FINAL Fica convencionado que o interesse, a organização, a responsabilidade a disciplina e participação de professores e alunos são condições primordiais para o bom desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.
Direção e Equipe Pedagógica Curitiba/março de 2016
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ORIENTAÇÕES DE ESTUDO |
Orientações Gerais sobre Métodos de Estudo
Frequentamos a escola para aprender o conhecimento construído histórica e cienticamente pela humanidade e necessário à nossa formação enquanto cidadãos.
1.Para que esse conhecimento seja efetivamente aprendido faz-se necessário que adquiramos hábitos de estudo. Só conseguimos esse hábito estudando diariamente e fazendo as tarefas de casa e revendo os conteúdos das aulas, com vontade , atenção e capricho. 2.Saber estudar de forma adequada não é inato é um hábito que construímos. 3.a. Quem não estuda tem aprendizagem insuficiente. Portanto, na segunda-feira ao iniciar o estudo, tenha à mão todo material necessário (lápis, caderno, régua, apontador, cola, etc).Programe sua semana inteira para não ficar nada acumulado. Deixe reservadas duas horas por dia para você estudar de verdade. b. Antes de começar a fazer qualquer exercício, faça a leitura dos conteúdos com atenção, para entender o conteúdo geral. Veja o que você anotou nos cadernos ou consulte seu livro-texto; c. Sublinhe as frases importantes; d. Procure no dicionário as palavras que você não endenteu. e. Fazer resumos sobre o que você está estudando é bom, pois ajuda a entender a matéria; f. Registrar as dúvidas durante o estudo e tentar respondê-las utilizando os livros didáticos, se não conseguir, esclareça-as com o professor na aula seguinte. Nunca permaneça com dúvidas. g. Use o método associativo, para fixar melhor o conteúdo. Associar fórmulas difíceis da física, por exemplo, as melodias de uma música gostosa. Construir rimas e versos, usando temas da matéria que você precisa memorizar, etc; h. Estudar em grupo também é bom, mas nunca com mais de três ou quatro colegas. Assim com certeza, todos poderão ajudar a fazer com que esse trabalho seja importante. i. Revise as tarefas antes de entregá-las.
Dicas para organizar seu hábito de estudo em casa
1.Realize as tarefas sempre num mesmo local, que deverá ser claro, arejado e tranquilo, onde não haja interrupção de pessoas entrando e saindo, telefone tocando, etc, de forma a lhes permitir a necessária disposição e concentração; 2.Tenha um horário estabelecido para estudar; 3.Mantenha em ordem o material escolar; 4.Divida seu tempo de maneira a realizar as tarefas e revisar os assuntos trabalhados o dia; 5.Realize as tarefas com organização e capricho; 6.Concentre-se para entender o conteúdo e aprendê-lo; 7.No caso de dúvidas, anotá-las, para esclarecê-las com os professores na próxima aula; 8.Não deixe acumular conteúdos de uma disciplina, pois isso exigirá um esforço maior que o normalmente dispendido, o que, além de cansá-lo, por certo o desestimulará; 9.Nunca deixe para estudar somente no dia que anteceder à prova, pois essa sobrecarga poderá prejudicar na hora de realizá-la; 10.Esquematize tudo o que ouvir em sala e o que estudar ou pesquisar em casa; 11.Ao fazer os exercícios, leia com atenção o enunciado dos mesmos, concentre-se e responda- os sem voltar ao texto, só depois, confira sua resposta; 12.Nas disciplinas de exatas, refaça os exercícios, várias vezes, garantindo sua aprendizagem; 13.Reveja suas tarefas antes de considerá-las prontas.
Dicas para sala de aula
1.Seja pontual; 2.Tenha sempre o material necessário às aulas; 3.Mantenha viva a atenção: concentre-se; 4.Preste atenção nas aulas, e peça esclarecimentos sempre que não entender o conteúdo; 5.Fique atento às perguntas de seus colegas e ouça as respostas dadas pelo professor, pois assim, muitas das suas dúvidas poderão ser esclarecidas; 6.Faça anotações em classe, solicitando ajuda do professor, sempre que precisar; 7.Corrija os exercícios, tanto de classe como os de casa, para que estejam todos certos na hora de revê-los para prova; 8.Anote imediatamente os dias de provas e entrega de exercícios ou pesquisas.
Conclusão
Tudo em nossa vida pode ser construído, desde que desejemos; só é preciso firmar um propósito e “batalhar”, agir. Coloque sua mente e sua energia a serviço de seus ideais. Tudo que você puder imaginar você poderá realizar. Trace sua rota e aproveite bem essas dicas em suas ações. Com vontade, determinação e organização você certamente chegará lá.
Bons estudos!
2016
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UNIFORME USO OBRIGATÓRIO |
Senhores pais, conforme o disposto no Regimento Escolar e em conformidade com a lei 14361/04 é obrigatório o USO DO UNIFORME em nossa escola.
A família deve adquiri-lo sob pena de incorrer em responsabilidade penal, conforme o Código Penal art 244 in verbis: ABANDONO MATERIAL - Deixar de prover os recursos necessários a filho menor.
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COLÉGIO LYSÍMACO - 65 ANOS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO
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